Terapia comportamental: uma introdução

  • Jocelaine Martins da Silveira
  • Simone Aparecida Marton

Resumo

É feita uma introdução a procedimentos de diagnóstico em Terapia Comportamental e são sugeridos instrumentos de avaliação da interação entre terapeuta e cliente que procuram ser sensíveis aos pontos que podem explicar deficiências no tratamento clínico. O presente artigo se propõe a introduzir três aspectos dos procedimentos de diagnóstico clínico em Terapia Comportamental: rever as principais características dos procedimentos de diagnóstico nesta orientação teórica; apresentar técnicas, instrumentos e recursos comumente empregados na avaliação comportamental; e sugerir instrumentos de avaliação de desempenho do terapeuta e da interação entre terapeuta e cliente, que podem apontar explicações para situações de progresso insatisfatório de casos clínicos.

Biografia do Autor

Jocelaine Martins da Silveira

Docente do Depto. de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Terapeuta Comportamental.

Simone Aparecida Marton

 Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2020-03-27
Como Citar
SILVEIRA, Jocelaine Martins da; MARTON, Simone Aparecida. Terapia comportamental: uma introdução. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 21, n. 41, p. 119-126, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1280>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos