NAPE: Núcleo de Apoio Pedagógico - Unifil

  • Karina de Toledo Araújo
  • Simone Varela
  • Marta Regina Furlan Oliveira
  • Márcia Luciene Goretti Tresse
  • Maria Angélica Pedrotti
  • Pereira Emilene Dias
  • Patrícia Ap. da Costa Marcilino

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as propostas desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico da UniFil (NAPE). O NAPE é o resultado da implantação de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com a finalidade de colaborar com a prática pedagógica dos professores em sala-de-aula, mais precisamente, relacionada à metodologia de ensino das diferentes áreas do saber. O objetivo principal do NAPE é proporcionar um espaço para discussão e reflexão a respeito da formação permanente e/ou educação continuada de professores. Para tanto, por meio das atividades desenvolvidas no NAPE, pretendese: privilegiar um espaço de intercâmbio entre as iniciativas didático-pedagógicas; valorizar as experiências trazidas pelos professores nos diversos cursos de graduação da UniFil; possibilitar a efetiva articulação do saber científico com o espaço do saber acadêmico; acentuar o debate em torno da interdisciplinaridade no que se refere aos aspectos didáticos e formas de aplicação crítica do diálogo entre as diferentes áreas do saber; proporcionar um atendimento pedagógico para aqueles professores cuja principal formação não está relacionada à área educacional (Licenciatura); averiguar os problemas metodológicos trazidos pelos referidos docentes e, em conjunto com os mesmos procurar as necessárias soluções.

Biografia do Autor

Karina de Toledo Araújo

Docente dos Cursos de Graduação em Turismo e Pedagogia - UniFil. Docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil – UniFil.  Mestre em Educação. 

Simone Varela

Docente do Curso de Graduação em Pedagogia - UniFil. Docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil – UniFil. Mestre em Educação. 

Marta Regina Furlan Oliveira

Coordenadora e Docente do Curso de Pedagogia – UniFil. Docente do Curso de Pós-Graduação em Educação Infantil – UniFil. 

Márcia Luciene Goretti Tresse

Aluna do Curso de Pedagogia – UniFil e participantes do projeto de pesquisa apresentado neste artigo.

Maria Angélica Pedrotti

 Aluna do Curso de Pedagogia – UniFil e participantes do projeto de pesquisa apresentado neste artigo. 

Pereira Emilene Dias

Aluna do Curso de Pedagogia – UniFil e participantes do projeto de pesquisa apresentado neste artigo.

Patrícia Ap. da Costa Marcilino

Aluna convidada e participante do projeto de pesquisa apresentado neste artigo.

Publicado
2020-03-27
Como Citar
ARAÚJO, Karina de Toledo et al. NAPE: Núcleo de Apoio Pedagógico - Unifil. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 21, n. 41, p. 91-96, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1277>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos