Literatura infantil e matemática juntas: uma parceria em favor da educação desafiadora

  • Janaina Fátima Moreira

Resumo

Esse texto trata de uma proposta diferenciada de literatura e de Matemática, como alternativa para se atingir uma educação capaz de enfrentar os desafios que a sociedade atual apresenta; esta proposta é contextualizada na formação do educando como ser humano e como cidadão. Entendendo a educação como um processo que necessita de contínuo aperfeiçoamento, o presente trabalho aponta a aprendizagem literária como um elemento importante, considerando-se que ele permite à criança a ampliação do conhecimento matemático. Partindo dessa premissa, o presente artigo pretende relacionar também a prática de situações-problema ao exercício da Matemática, bem como a possibilidade de sua conscientização e concretização no espaço escolar. 

##submission.authorBiography##

Janaina Fátima Moreira

Acadêmica do 6º. Período do Curso Normal Superior, do Instituto Superior de Educação Mãe de Deus de Londrina. Graduada em Magistério. E-mail: angellamaria@pop.com.br. O presente artigo é parte do trabalho monográfico orientado pela Profª. Doutoranda em Ciências Sociais (UNICAMP) Ângela Maria de Sousa Lima. Pela docente do Instituto Superior de Educação Mãe de Deus e mestranda em Educação (UEL) Andréia C. Lugle.

Publicado
2020-03-27
Como Citar
MOREIRA, Janaina Fátima. Literatura infantil e matemática juntas: uma parceria em favor da educação desafiadora. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 21, n. 41, p. 80-90, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1276>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos