Limitações do portador de necessidades especiais auditivas quando da sua inserção na sociedade e no trabalho, bem como sua interação com a família

  • Greicy Rondon
  • Luciene Rodrigues
  • José Antônio Baltazar

Resumo

A presente pesquisa, intitulada “Limitações do Portador de Necessidades Especiais Auditivas quando da sua Inserção na Escola, no Trabalho, bem como sua Relação com a Família”, tem como objetivos: verificar como os surdos se comportam em relação às dificuldades enfrentadas no período escolar e quando se inserem no mercado de trabalho; a aceitação da criança surda por parte da família; suas relações sociais. Foram entrevistados 30 sujeitos de ambos os sexos, na faixa etária dos 10 aos 40 anos, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semi-estruturada através da Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Esta pesquisa foi realizada na APADAL (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Londrina), no ILES (Instituto Londrinense de Educação de Surdos) e na Congregação da Pequena Missão para Surdos. Todos os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. O método utilizado foi o de Pesquisa de Campo. Foi verificado, ao final desta pesquisa, que a deficiência na comunicação é a maior dificuldade enfrentada pelos surdos.

Biografia do Autor

Greicy Rondon

 Acadêmica do Curso de Psicologia da UniFil.

Luciene Rodrigues

 Acadêmica do Curso de Psicologia da UniFil.

José Antônio Baltazar

Docente do Curso de Psicologia da UniFil. Mestre em Educação pela UNOESTE – Presidente Prudente. Psicólogo clínico. E-mail: jabaltazar@uol.com.br

Publicado
2020-03-27
Como Citar
RONDON, Greicy; RODRIGUES, Luciene; BALTAZAR, José Antônio. Limitações do portador de necessidades especiais auditivas quando da sua inserção na sociedade e no trabalho, bem como sua interação com a família. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 21, n. 41, p. 103-114, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1275>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos