A lógica de um criminoso: razões axiológicas da forma violenta de distribuir renda

  • Joaquim Pacheco de Lima

Resumo

Qual a lógica do adolescente ao assaltar, matar uma pessoa? O denominado criminoso busca a construção de sua identidade e, antes de cometer o ato criminoso, a sua real situação era a de vítima. Inversamente, a vítima é apresentada a ele como causadora. Nega-se ao criminoso a sua identidade de vítima. Torna-se então marginal. Daí a reação à marginalidade e a culpabilização. Os motivos das ações violentas resultam da busca de resultados imediatos; a intolerância e a frustração; a certeza, ou melhor, a fantasia da impunidade; e, por fim, a redenção da pobreza, através da redistribuição da renda.

##submission.authorBiography##

Joaquim Pacheco de Lima

Docente da UniFil e da Faculdade Uninorte. Sociólogo e filósofo. Educador social. Assessor de ONGs. Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente do município de Cambé-PR.

Publicado
2020-03-27
Como Citar
Lima, J. (2020). A lógica de um criminoso: razões axiológicas da forma violenta de distribuir renda. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 21(41), 97-99. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1267/1149
Seção
Artigos