Brinquedoteca: objetivos, organização e classificação

  • Karina de Toledo Araújo

Resumo

A brinquedoteca é um espaço de prática pedagógica fundamentada em uma metodologia lúdica, onde os jogos, os brinquedos e as brincadeiras são considerados instrumentos de inteverção durante o processo de ensino-aprendizagem com vistas a possibilitar à criança a construção da realidade a partir da vivência lúdica. O principal objetivo é que, por meio de jogos e brincadeiras, sejam aprendidos diferentes conteúdos escolares, favorecendo o pleno desenvolvimento dos diferentes aspectos do comportamento assim como a formação das capacidades psíquicas superiores. Para tanto, a brinquedoteca também pode ser considerada um Setor de Recursos Pedagógicos. Além disso, a brinquedoteca serve como laboratório e campo de pesquisa para os docentes e alunos dos cursos de formação de professores, Psicologia, Turismo, entre outros que consideram o aspecto lúdico do comportamento humano primordial para o bom desenvolvimento e aprendizagem dos indivíduos. Dessa maneira, propõe-se neste trabalho orientações para a organização da brinquedoteca e classificação dos jogos e brinquedos a partir de classificação psicológica; classificação pedagógica; classificação por tipo de jogo e brinquedos e classificação por atividades propostas, conteúdos escolares e temas de trabalho.

##submission.authorBiography##

Karina de Toledo Araújo

Docente dos Cursos de Graduação em Pedagogia e Turismo – UniFil; Docente do Curso de PósGraduação em Educação Infantil – UNIFIL; Coordenadora da Brinquedoteca – UniFil. Mestre em Educação.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
ARAÚJO, Karina de Toledo. Brinquedoteca: objetivos, organização e classificação. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 22, n. 42, p. 94-110, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1253>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##