Arquitetura e sustentabilidade na sociedade de risco

  • Antonio Manuel N. Castelnou

Resumo

Fundamentando-se no conceito de Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, este artigo tem como objetivo principal apontar algumas considerações sobre a prática arquitetônica sustentável, visando apresentar possíveis caminhos que conduziriam à sustentabilidade das cidades, assim como da vida urbana. A partir da caracterização e crítica do pensamento desse autor, busca-se discutir as potencialidades da arquitetura dita ecológica, assim como seu rebatimento na discussão contemporânea referente à questão do meio ambiente e desenvolvimento.

##submission.authorBiography##

Antonio Manuel N. Castelnou

Arquiteto e engenheiro civil, mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo – EESC/USP, é também docente na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário Filadélfia de Londrina – UniFil. Atualmente, é doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
CASTELNOU, Antonio Manuel N.. Arquitetura e sustentabilidade na sociedade de risco. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 22, n. 42, p. 129-141, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1252>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos