A importância da análise de investimentos na gestão de vendas
Resumo
O presente artigo envolve um estudo bibliográfico, que aborda a importância da análise de investimentos nos processos decisórios, no âmbito das vendas. Para tanto, conceitua e define o termo investimento. Discorre sobre os objetivos da análise de investimentos, bem como sobre a sua utilização para a eficiência na tomada da decisão de toda e qualquer empresa, assim como para a amenização dos riscos. Detecta que nos empreendimentos relativos às vendas, a análise, ou seja, a projeção de resultados é imprescindível para a elaboração de estimativas quanto a expectativa de vendas, gastos e, conseqüentemente, ganhos futuros, podendo ajudar a evitar, em outros, os erros de subestimação dos custos associados a um possível aumento nas vendas. Também “aconselha” na análise do ganho líquido na expansão das vendas (prevendo o quanto do aumento do faturamento restará após a dedução dos gastos necessários para garantir o aumento); e também “ensina” a prever as quantidades necessárias para os investimentos. Conclui que a análise de investimento é ferramenta imprescindível no processo decisório, permitindo a previsão de ganhos, retornos e evitando a viabilização de projetos cujos resultados se traduzam em insucesso e, conseqüentemente, perdas.