Homens de negócio: a interiorização da metrópole e do comércio nas minas setecentistas

  • Janaina Rodrigues Pitas

Resumo

“Homens de negócio: a interiorização da metrópole e do comércio nas Minas setecentistas” é fruto da tese de doutorado, defendida pela professora Júnia Ferreira Furtado, adjunta do Departamento de História Social da USP. Ela também é autora dos livros da ‘capa verde’: “A vida do Distrito Diamantino no período da Real Extração”; “Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito e organizadora de diálogos oceânicos”; “Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português”. Em ‘Homens de negócio’ a historiadora coloca como objeto de estudo o comércio e os comerciantes nas Minas durante o século XVIII, nos revelando os braços do poder metropolitano, os quais, inseriram na sociedade colonial alguns paradigmas, a fim de formá-la e controlá-la. Atuando através de diversas abordagens: direito público (institucional) e privado (práticas cotidianas), essa obra tece as relações entre colônia e metrópole, apresenta antagonismos e singularidades, fatos que denotam os aspectos de afirmação de uma sociedade nascente, pois, ao mesmo tempo em que a colônia recebia de Portugal elementos culturais na constituição da sua identidade, ela resistia por meio de certos grupos e estruturas sociais peculiares, e também sofria com a disseminação da política autoritária e repressiva.

##submission.authorBiography##

Janaina Rodrigues Pitas

Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina. Aluna do Curso de Especialização em História Social pela mesma instituição - E-mail: janahistoria@pop.com.br jpitas@filadelfia.br

Publicado
2020-03-26
Como Citar
PITAS, Janaina Rodrigues. Homens de negócio: a interiorização da metrópole e do comércio nas minas setecentistas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 22, n. 43, p. 145-148, mar. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1247>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Resenhas