Arquitetura, espaços de convivência e educação especial

  • Agda Patrícia Felizardo
  • Antonio Manuel Nunes Castelnou

Resumo

Este artigo enfoca, de modo geral, a questão do desenvolvimento de espaços de convivência voltados para indivíduos portadores de necessidades especiais. Através de uma revisão bibliográfica e de uma conceituação básica sobre Educação Especial, pretendeu-se levantar alguns pontos relacionados à concepção e projeto de espaços arquitetônicos que reúnam condições de abrigar as necessidades pedagógicas para o tratamento desses indivíduos, e, ao mesmo tempo, possibilitem o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a reincorporação efetiva deles à sociedade que, por muito tempo, os menosprezou.

Biografia do Autor

Agda Patrícia Felizardo

Acadêmica (em 2002) do 5º ano do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo do CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA DE LONDRINA – UNIFIL. Elaborou seu Trabalho Final de Graduação ( TFG) na área de Projeto de Edificações, sob o título “Anteprojeto de um Centro de Convivência Especial em Sertanópolis PR”. 

Antonio Manuel Nunes Castelnou

Orientador do TFG. Arquiteto e engenheiro civil. Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – EESC/USP.  Doutorando em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR. Docente na área de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo no CENTRO UNIVERSITÁRIO FILADÉLFIA DE LONDRINA – UNIFIL

Publicado
2020-03-26
Como Citar
Felizardo, A., & Castelnou, A. (2020). Arquitetura, espaços de convivência e educação especial. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 22(43), 117-132. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1238/1133
Seção
Artigos