Visão de homem na terapia analítico-comportamental

  • Jocelaine Martins da Silveira

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar a visão de homem que fundamenta a prática do terapeuta analista-comportamental. O Behaviorismo Radical é a filosofia que fundamenta a ciência do comportamento humano. E esta última é o campo do conhecimento que ampara a prática do terapeuta analista-comportamental. O legado de B. F. Skinner permite a interpretação e a intervenção no comportamento humano em vários contextos, inclusive o clínico. B. F. Skinner propõe a ruptura com: 1) o argumento “depois disto, logo causado por isto” e 2) a correspondência “público-objetivo e/ou privado-subjetivo”. O paralelo entre a seleção natural e o condicionamento operante é proposto em substituição ao primeiro argumento. Uma explicação fisicalista para os eventos privados é dada para solucionar o problema dos eventos internos. O conceito de operante é a proposição de B. F. Skinner mais estreitamente relacionada à noção de homem nesse referencial teórico. A relação operante implica na produção de conseqüências. Essa relação caracteriza-se por respostas produzindo conseqüências que as determinam. O comportamento produz assim, aquilo que passa a fazer parte de seus determinantes. Discutem-se implicações para a prática clínica dessas importantes posições filosóficas.

##submission.authorBiography##

Jocelaine Martins da Silveira

Docente do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: jocelainesilveira@hotmail.com . Doutora em Psicologia Clínica/USP, mestre em Psicologia Experimental/USP, Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento/UEL.

Publicado
2007-06-26
Como Citar
SILVEIRA, Jocelaine Martins da. Visão de homem na terapia analítico-comportamental. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 110-117, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1228>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos