O percurso histórico da terapia comportamental

  • Marcos Roberto Garcia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apontar o processo histórico da terapia comportamental, passando brevemente pela orientação respondente e se detendo em algumas análises sobre a orientação operante. Através deste objetivo, foi possível avançar didaticamente pelas décadas de 1910 até 1990, esclarecendo a origem desta prática, que atualmente vem sendo estudada por muitos pesquisadores analistas do comportamento. O resultado deste estudo teórico levou a perceber o desvio que a terapia comportamental fez dentro da proposta do Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, passando por períodos de pouca consistência teórico-prática, de extremo tecnicismo e ênfase no cognitivismo, e, por fim, resgatando as idéias de Skinner no que tange aos estados privados e ao comportamento verbal. Apesar da consciência de que a prática do terapeuta comportamental não está estanque, parece ser notável a posição dos atuais pensadores que, os terapeutas considerados analistas do comportamento terão mais crédito quando a análise que fazem se pautar em contingências atuantes; tanto aquelas a que são submetidos os clientes quanto as a que o próprio terapeuta está submetido.

##submission.authorBiography##

Marcos Roberto Garcia

Docente do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Federal do Paraná - PR. E-mail: jocelainesilveira@ufpr.br Doutor em Psicologia Clínica/USP, mestre em Psicologia Experimental/USP, Especialista em Terapia analítico comportamental pela Universidade Estadual de Londrina.

Publicado
2007-06-26
Como Citar
GARCIA, Marcos Roberto. O percurso histórico da terapia comportamental. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 118-126, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1226>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos