O movimento de mulheres e os novos espaços institucionais estatais

  • Silvana Aparecido Mariano

Resumo

O presente estudo analisa a relação do movimento de mulheres com o poder público local, em Londrina/Paraná, privilegiando a interação com os novos espaços institucionais estatais. A criação de órgãos como Secretaria Municipal da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher representa uma novidade na estrutura do aparelho estatal e em sua lógica burocrática. Tal novidade veio inspirar um esforço de análise e uma constante reflexão sobre a relação dos movimentos de mulheres com o Estado e suas conseqüentes implicações para o modo de participação do sexo feminino na arena pública. Esse contexto também é importante para se analisar o processo de em ponderamento das mulheres e repensar o tema da autonomia dos movimentos de mulheres. Não obstante os limites e ambigüidades na experiência de Londrina, a interação entre organizações comunitárias femininas, a Secretaria Municipal da Mulher e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, tem também forjado possibilidades de maior propagação dos debates sobre mulher e gênero, tanto no seio da sociedade, quanto no interior da administração municipal. Assim, não há apenas “tradução político-culturais” de gênero, mas também a politização de questões de gênero.

##submission.authorBiography##

Silvana Aparecido Mariano

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1998) , especialização em Sociologia e Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001).

Publicado
2007-06-25
Como Citar
MARIANO, Silvana Aparecido. O movimento de mulheres e os novos espaços institucionais estatais. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 13-27, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1225>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos