Indisciplina em sala-de-aula: uma discussão sobre o conceito e suas implicações

  • Fernanda Martins Melo
  • Vânia Maria Ferreira
  • Patrícia Casaroli
  • João Juliani

Resumo

O uso do boné em uma sala de aula é uma questão de indisciplina? Ser disciplinado ou indisciplinado depende das regras, pois em uma classe em que o aluno não pode usar o boné, se ele usar, será avaliado como indisciplinado. A disciplina e a indisciplina dependem das normas explícitas e implícitas vigentes nas situações. A indisciplina pode acontecer devido à revolta contra as regras, ou mesmo, pelo fato de o aluno desconhecê-las. No presente trabalho, serão consideradas as definições de disciplina e indisciplina, assim como sugestões de diversos autores para lidar com este tema na área da Educação.

Biografia do Autor

Fernanda Martins Melo

Discente do 4º. Ano do Curso de Psicologia

Vânia Maria Ferreira

Discente do 4º. Ano do Curso de Psicologia

Patrícia Casaroli

Discente do 4º. Ano do Curso de Psicologia

João Juliani

Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo – USP(1999). Professor Titular do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, de Londrina-PR e Psicólogo da ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO DEFICIENTE AUDITIVO DE LONDRINA

Publicado
2007-06-25
Como Citar
Melo, F., Ferreira, V., Casaroli, P., & Juliani, J. (2007). Indisciplina em sala-de-aula: uma discussão sobre o conceito e suas implicações. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 23(44), 81-85. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1224/1118
Seção
Artigos