Comparativo entre banco de dados orientados a objeto

  • Reinaldo Carlos Godinho Tonani
  • Adail Roberto Nogueira

Resumo

O desenvolvimento de aplicativos utilizando o Sistema Gerenciado de Banco de Dados Orientado a Objeto - SGBDOO vem crescendo muito, sendo utilizado por várias empresas de grande porte e também em estudos nas Universidades. O grande diferencial deste modelo de banco dados é que reúne todos os princípios da orientação a objeto e também faz uma junção ao modelo relacional favorecendo consultas aos dados, o que é uma característica de um modelo pós-relacional. Desta forma, este artigo apresenta um comparativo entre 9 diferentes SGBDOO, sendo direcionado principalmente para pessoas, empresas e universidades que necessitam de informações específicas com relação aos diversos SGBDOO encontrados no mercado desejando conhecer suas características e funcionalidades. Dos 9 SGBDOO estudados e detalhados, 4 foram eleitos para um estudo comparativo abordando suas principais características, como Arquitetura, Modelo de Dados, Evolução de Esquema, Acesso Multidimensional e Arquitetura WEB. O presente artigo inicia com um breve levantamento histórico sobre SGBDOO, desde a década de 60, com os modelos em rede e hierárquicos, passando pelas décadas de 70 e 80, com os modelos relacionais, até chegar aos dias atuais com os modelos objeto relacional e orientado a objetos. Em seguida são descritas as principais características dos 9 SGBDOO estudados, sendo eles ITASCA, GEMSTONE, VERSANT, OBJECTIVITY/DB, ONTOSDB, CACHÉ, JASMINE, OBJECTSTORE e O2. Então, é apresentado o estudo comparativo dos SGBDOO CACHÉ, OBJECTIVITY/DB, ITASCA e OBJECTSTORE. Finalmente, são explicitadas as conclusões do estudo aqui publicado.

Biografia do Autor

Reinaldo Carlos Godinho Tonani

Acadêmico do Curso de Especialização em Engenharia de Software com UML, turma de 2004, do Centro Universitário Filadélfia – UniFil

Adail Roberto Nogueira

Mestre pela UFSCar. Coordenador dos Cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado em Ciência da Computação e Tecnologia em Processamento de Dados da UniFil. Docente do Curso de Especialização em Engenharia de SoIftware com UML desta mesma instituição.

Publicado
2007-06-25
Como Citar
TONANI, Reinaldo Carlos Godinho; NOGUEIRA, Adail Roberto. Comparativo entre banco de dados orientados a objeto. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 39-54, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1220>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos