Análise de narrativa e de conteúdo de cartas culinárias destinadas a avós

  • Bruna Fernanda de Oliveira Rosa Instituição Fatec
  • Luiz Fernando Santos Escouto Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo

Neste artigo realizou-se uma discussão teórico-metodológica introdutória sobre Análises de Conteúdo e de Narrativa, quando mobilizadas em análises de produções escritas de alunos. O objetivo do trabalho foi analisar cartas culinárias através da sistematização da técnica de análise de conteúdo temático-categorial, de forma a contribuir para o ensino da referida técnica e para uma prática de pesquisa qualitativa metodologicamente orientada. A coleta dos dados consistiu em selecionar narrativas direcionadas especificamente a personagem avó em forma de autobiografias alimentares dissertadas por dois períodos de graduação, ambos do último termo, cursando a disciplina Gastronomia atrelada ao ensino superior em Tecnologia de Alimentos. Como forma de aprofundamento da interpretação das redações, os resultados foram tratados segundo a representação e seleção de práticas de gastronomia oferecidas no curso, a definição de personagem/parentesco preferido, a prática de gastronomia selecionada e a separação em categorias anteriormente entrelaçadas entre si, o que possibilitou a definição de um padrão e uma nova relação diretamente ligada ao parentesco escolhido. Nas conclusões, destaca-se a potencialidade de se utilizar narrativas para o estudo de situações nas quais interessem as mediações entre experiência e sua transcrição através de dissertação, estrutura e interpretação, parentesco e memória gustativa, autobiografia alimentar e cultura.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Tecnologia de Alimentos na instituição Fatec Estudante Rafael Almeida Camarinha

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Agronomia na instituição Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; educacaoparaosabor@gmail.com

Publicado
2018-07-17
Como Citar
ROSA, Bruna Fernanda de Oliveira; ESCOUTO, Luiz Fernando Santos. Análise de narrativa e de conteúdo de cartas culinárias destinadas a avós. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 61, p. 117-130, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/122>. Acesso em: 24 abr. 2024.
Seção
Artigos