Avaliação na educação infantil: o portfólio como ferramenta

  • Silvia Helena Raimundo de Carvalho

Resumo

Todo processo avaliativo está pautado em uma concepção de educação e de avaliação.  Ao buscar uma alternativa de avaliação que viesse ao encontro da educação, necessária para a atualidade, encontrou-se a avaliação formativa que se dá ao longo de todo processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de avaliar possibilita a regulação constante do processo, porque todos atores envolvidos podem examinar seus rumos e segui-lo ou readequá-lo conforme sua necessidade. O portfólio se apresenta como a ferramenta adequada para essa proposta de avaliação, uma vez que compila amostras que refletem a aprendizagem ou dificuldades e possibilita a evidência da natureza evolutiva do processo de ensino aprendizagem, permitindo a análise e reflexão a partir de dados significativos.

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Silvia Helena Raimundo de Carvalho

 Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino e em Supervisão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Consultora Educacional.

Publicado
2007-06-25
Como Citar
Carvalho, S. (2007). Avaliação na educação infantil: o portfólio como ferramenta. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 23(44), 57-68. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1218/1112
Seção
Artigos