Avaliação na educação infantil: o portfólio como ferramenta

  • Silvia Helena Raimundo de Carvalho

Resumo

Todo processo avaliativo está pautado em uma concepção de educação e de avaliação.  Ao buscar uma alternativa de avaliação que viesse ao encontro da educação, necessária para a atualidade, encontrou-se a avaliação formativa que se dá ao longo de todo processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de avaliar possibilita a regulação constante do processo, porque todos atores envolvidos podem examinar seus rumos e segui-lo ou readequá-lo conforme sua necessidade. O portfólio se apresenta como a ferramenta adequada para essa proposta de avaliação, uma vez que compila amostras que refletem a aprendizagem ou dificuldades e possibilita a evidência da natureza evolutiva do processo de ensino aprendizagem, permitindo a análise e reflexão a partir de dados significativos.

##submission.authorBiography##

Silvia Helena Raimundo de Carvalho

 Pedagoga. Especialista em Metodologia do Ensino e em Supervisão Escolar. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Consultora Educacional.

Publicado
2007-06-25
Como Citar
CARVALHO, Silvia Helena Raimundo de. Avaliação na educação infantil: o portfólio como ferramenta. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 57-68, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1218>. Acesso em: 23 abr. 2024.
Seção
Artigos