Análise citogenética de espécies de orchidaceae de ocorrência nas dunas do Abaeté (Salvador, BA - Brasil)

  • Leila Patrício da Conceição
  • Luciana Veiga Barbosa

Resumo

No presente estudo foram determinados o número cromossômico e o nível de ploidia das espécies Cyrtopodium parviflorum, Vanilla bahiana e Galeandra sp. e o comportamento meiótico de V. bahiana. Foram analisadas metáfases mitóticas de tecido meristemático de pontas de raiz coradas segundo o método de Feulgen e células-mãe de pólen, coradas com carmim-propiônico. O número somático foi 2n=2x=46 em C. parviflorum, confirmando o número básico do gênero x=23, e 2n=2x=32 em V. bahiana, com cariótipo bimodal e presença de 16 II. Galeandra sp. apresentou 2n=4x-2=110, sugerindo a ocorrência de disploidia na evolução dessa espécie.

Biografia do Autor

Leila Patrício da Conceição

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Citogenética Vegetal – Bolsista PIBIC/CNPq. 

Luciana Veiga Barbosa

Docente do Curso de Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Geral, Laboratório de Biologia Molecular. Pós-Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (ESALQ/USP-Piracicaba-SP).E-mail veiga@ufba.br

Publicado
2007-06-25
Como Citar
CONCEIÇÃO, Leila Patrício da; BARBOSA, Luciana Veiga. Análise citogenética de espécies de orchidaceae de ocorrência nas dunas do Abaeté (Salvador, BA - Brasil). Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 23, n. 44, p. 93-98, jun. 2007. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1216>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos