Uso da integração lavoura pecuária como ferramenta produtiva no período da entressafra agrícola

  • Felipe Ferreira Gomes de Almeida

Resumo

O presente estudo de caso tem como objetivo principal demostrar para o produtor rural a viabilidade econômica do sistema de integração lavoura pecuária no período da entressafra agrícola, que compreende os meses de fevereiro a setembro nas regiões de clima subtropical temperado. O estudo demostrou que é viável produzir carne no período da entressafra agrícola com uso de pastagem de milheto e uma taxa de lotação de 4,2 UA por hectare, onde se teve uma rentabilidade de R$3785,07 por hectare de ganho ao produtor, onde o produtor pode optar por esse procedimento ao plantar trigo, que é uma cultura de remuneração negativa de R$ 1347,45, resultando em prejuízo ao produtor. O sistema de integração lavoura pecuária traz benefícios na qualidade física do solo e economia em defensivos e fertilizantes para a próxima safra.

##submission.authorBiography##

Felipe Ferreira Gomes de Almeida

Graduado em Medicina Veterinária pela UENP, Instituição: Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Luiz Meneguel, Email: felipequal@hotmail.com

Publicado
2018-07-26
Como Citar
ALMEIDA, Felipe Ferreira Gomes de. Uso da integração lavoura pecuária como ferramenta produtiva no período da entressafra agrícola. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 66, p. 161-176, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/121>. Acesso em: 25 fev. 2021.
Seção
Artigos