Reflexologia podal na síndrome de burnout, ansiedade e estresse de professores

  • Rafael Mendes Pereira
  • Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz
  • Juliana Gomes Fernandes
  • Adriane de Lima Cardeal
  • Roberta Ramos Pinto
  • Tatiane Romanini Ferreira Rodrigues Alencar
  • Larissa Ribeiro de Andrade

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da massagem Reflexologia podal na saúde dos professores nos aspectos relacionados à síndrome de Burnout (SB), ao estresse e ansiedade. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizado como protocolo de tratamento, 12 sessões de Reflexologia podal, realizadas semanalmente com duração de 40 minutos e pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da Síndrome de Burnout adaptado por Chafic Jbeili, escala do estresse percebido, e o Inventário de Ansiedade (IDATE). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Concluiu-se que a intervenção foi significativa para diminuir os níveis de Ansiedade, Burnout e Estresse. De acordo com o teste d de Cohen o tratamento resultou em uma grande redução nos escores de ansiedade, burnout e estresse, nos permitindo concluir que a Reflexologia podal é capaz de melhorar a saúde dos professores.

Biografia do Autor

Rafael Mendes Pereira

Mestre em Exercício Físico na Promoção da Saúde e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: rafael.pereira@ifpr.edu.br

Ana Carolina de Athayde Raymundi Braz

Mestre em Educação e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: ana.braz@ifpr.edu.br

Juliana Gomes Fernandes

Mestre em Ensino e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: juliana.fernandes@ifpr.edu.br

Adriane de Lima Cardeal

Especialista em Acupuntura e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: adriane.cardeal@ifpr.edu.br

Roberta Ramos Pinto

Doutora em Educação Física e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: roberta.ramos@ifpr.edu.br

Tatiane Romanini Ferreira Rodrigues Alencar

Doutora em Ciências da Reabilitação e Docente do Curso Técnico em Massoterapia do Instituto Federal do Paraná, IFPR – Campus Londrina. E-mail: tatiane.romanini@ifpr.edu.br

Larissa Ribeiro de Andrade

Doutora em Estatística e Docente do Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Londrina, UEL. E-mail: larissa.est@uel.br

Publicado
2019-10-18
Como Citar
PEREIRA, Rafael Mendes et al. Reflexologia podal na síndrome de burnout, ansiedade e estresse de professores. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. 69, p. 118-134, out. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1177>. Acesso em: 04 mar. 2021.
Seção
Artigos