A influência da mídia no comportamento alimentar de mulheres adultas
Resumo
O comportamento alimentar esta relacionado com ações e escolhas, onde o meio em que estamos inseridos nos influencia a todo o momento, uma grande influenciadora é a mídia e as redes sociais sempre nos impondo padrões muitas das vezes inalcançáveis, sendo as mulheres as mais afetadas, onde a ideia de culto ao corpo esta ligada a estética, ao comportamento e ao estado de animo. O estudo tem por objetivo verificar a influência das redes sociais no comportamento alimentar de mulheres adultas. Trata-se de um estudo de revisão associado a analise de paginas de redes sociais como facebook e instagram- utilizando os termos dieta, corpo e fitness sendo selecionadas postagens que demostrem relação com o culto ao corpo, dietas da moda e o movimento fitness para serem discutidas e confrontadas com artigos científicos. Os resultados revelam como existem páginas disseminando muitas fake News, influenciando milhares de pessoas com suas publicações, sendo encontrado também imagens, postagens e comentários que cultualizam um modelo/padrão de corpo magro e perfeito, glamourização de dietas, dietas da moda, e que enaltecem blogueiras e desvalorizam a profissão do nutricionista. Conclui-se que as redes sociais podem influenciar fortemente o comportamento, alimentação e hábitos de vida principalmente de mulheres, e que cabe somente ao nutricionista lidar com a reeducação alimentar de forma segura sem trazer danos aos indivíduos.