Hemangiossarcoma: estudo de 14 casos atendidos em um hospital escola

  • Taísa Schuartz Saragosa
  • Karina Maria Setor Basso
  • João Victor de Souza Bobroff
  • Rafael Vince Rodrigues

Resumo

O hemangiossarcoma (HSA) é uma neoplasia maligna de origem vascular com alta incidência em cães com idade média de oito anos e de raças de grande porte. A etiologia dessa neoplasia ainda não foi esclarecida e pode estar relacionada também à forma de apresentação (cutânea ou explenica), tamanho e quantidade de nódulos.  O objetivo deste trabalho foi relatar cinco casos de hemangiossarcoma esplênico e nove casos de hemangiossarcoma cutâneo em cães atendidos no Hospital veterinário UNIFIL Londrina de janeiro de 2014 a janeiro de 2016. Os animais com suspeita de hemangiossarcoma esplênico todos foram submetidos á esplenectomia total e os demais animais, com a apresentação cutânea, foram submetidos a excisão cirúrgica e confirmados com exame histopatológico. A quimioterapia a base de doxorrubicina foi utilizada em 42,5% dos pacientes. O tempo médio de sobrevida foi de 20 meses com ou sem quimioterapia associada á excisão cirúrgica. Assim, o tempo de sobrevida livre da doença sem recidivas ou novas massas sofreu interferência do tamanho da lesão, quantidade de nódulos e apresentação cutânea ou esplênica, não sendo determinada somente pela associação entre excisão cirúrgica e quimioterapia.


 

Biografia do Autor

Taísa Schuartz Saragosa

Discente de medicina veterinária UNIFIL – Londrina

Karina Maria Setor Basso

[1] Docente do Instituto Filadelfia- Departamento de Patologia Animal (UNIFIL -  Londrina, Paraná, Brasil); e-mail: karinavet.basso@gmail.com

João Victor de Souza Bobroff

Discente de medicina veterinária UNIFIL – Londrina;

Rafael Vince Rodrigues

Docente do Instituto Filadelfia- Departamento de Patologia Animal (UNIFIL -  Londrina, Paraná, Brasil).

Publicado
2018-07-26
Como Citar
SARAGOSA, Taísa Schuartz et al. Hemangiossarcoma: estudo de 14 casos atendidos em um hospital escola. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. 66, p. 83-89, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/115>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos