Adolescência

um modo de ser e de se viver na contemporaneidade

  • Thyago H. Costa Rossini Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL)
  • Erica C. Pereira

Resumo

Este artigo problematiza a adolescência, que é uma fase do desenvolvimento peculiar focada em conflitos de identidade, sociais e corporais. Além disso, o contexto psicossocial tem enaltecido a adolescência como se esta fosse um ideal de vida para as pessoas adultas, isto é um modo de se viver e de ser dos adultos. O propósito é discutir como tem ocorrido o processo da adolescência com os jovens situados na contemporaneidade, e em seguida refletir como os adultos incorporam a adolescência enquanto um estilo de vida, que por vezes se transforma em impasses subjetivos imposto pela sociedade contemporânea. As principais fundamentações teóricas serão autores da psicologia social e do desenvolvimento, sociologia em interface com a abordagem psicanalítica.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Ex-aluno do curso de psicologia da Unifil. Apresentou este artigo para conclusão de estágio realizado em Clínica Psicanalítica atendimento para grupos ou família

Erica C. Pereira

Foi supervisora do estágio Clínica Psicanalítica atendimento para grupos ou família, e orientadora deste artigo.

Publicado
2018-07-17
Como Citar
ROSSINI, Thyago H. Costa; PEREIRA, Erica C.. Adolescência. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 31, n. 61, p. 107-116, jul. 2018. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/108>. Acesso em: 27 nov. 2020.
Seção
Artigos