Uma investigação ao processo de design

  • Rafael R. Moraes
  • Denise B. Alonge

Resumo

O presente artigo é produto da união de várias pesquisas, derivado do projeto de pesquisa da Metodologia de Aprendizagem Arquitetura e Urbanismo - MAAU, do curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo do Unifil – Instituto Filadélfia de Londrina-PR, no período de 2014-2017 e da revisão bibliográfica para a confecção do livro “Metodologia de Projeto aplicada ao Design de Interiores”, publicação da rede Kroton Educacional, em 2017. O processo de projetação é um fenômeno que pode ser identificado, lido, rastreado, corrigido e intensificado, através de análises de diagramas, conforme demonstra Elvan Silva, Christopher Jones, Bryan Lawson e Ronald Fraser em seu processo linear de projeto / design denominado de B.A.S.I.C., detalhado neste artigo, com o objetivo de identificar um possível caminho referencial, como método de projeto para a profissão de designer. Inicialmente desmitifica-se o projeto através do diagrama denominado de “Caixa Preta”, descrito por Silva; identifica-se o processo pelos métodos propostos por Jones e Lawson. Por fim propõe-se o método  B.A.S.I.C., adaptado de Fraser, que é comparado a outros métodos de processos de design. Por fim, sintetiza-se um possível método à prática de design de interiores.

Biografia do Autor

Rafael R. Moraes

Professor Especialista do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo do Unifil, coordenador do M.A.A.U. entre 2014-17; autor principal

Denise B. Alonge

Professora Especialista do curso de graduação de Design de Interiores da Unopar-Piza; co-autora

Publicado
2019-04-22
Como Citar
MORAES, Rafael R.; ALONGE, Denise B.. Uma investigação ao processo de design. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. 68, p. 142-153, abr. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1035>. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos