Grupos terapêuticos: benefícios e desafios desta modalidade de atendimento em instituições de saúde mental públicas

  • Lucas Avelar de Oliveira
  • Luis Antonio Lovo Martins

Resumo

Este estudo teórico tem como objetivo apresentar os conceitos que envolvem o atendimento psicológico em grupo. Apresentará também uma análise crítica de dois grupos terapêuticos que atendem mulheres portadoras de transtornos mentais. Os grupos analisados ocorreram em um CAPS na localidade de Bela Vista do Paraíso – Pr. As características de organização dos grupos observados não correspondiam aos critérios da literatura, sendo o tempo de grupo insuficiente para intervenções e o número de participantes estava além do recomendado.  As conclusões mostram que a realização de grupos terapêuticos em instituições de saúde envolve ou atender muita demanda com pouca eficiência, o que compromete as intervenções, ou atender pouca demanda com muita eficiência, o que compromete o acesso da população local ao acesso ao serviço de saúde mental da região. Por fim, o estudo sugere alternativas para aproximar a prática da terapia de grupo em instituições de saúde aos conceitos teóricos desta modalidade.

Biografia do Autor

Lucas Avelar de Oliveira

Graduando em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia, UniFil, Londrina – Pr. E-mail: lucasavelar@outlook.com

Luis Antonio Lovo Martins

Doutorando em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo, USP. Docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Filadélfia, UniFil, Londrina – Pr. E-mail: luis.lovo@unifil.br

Publicado
2019-04-02
Como Citar
OLIVEIRA, Lucas Avelar de; MARTINS, Luis Antonio Lovo. Grupos terapêuticos: benefícios e desafios desta modalidade de atendimento em instituições de saúde mental públicas. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 183-191, abr. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1017>. Acesso em: 18 abr. 2024.