Ensaio comparativo: diferentes sexos relacionando a preocupação com o fotoenvelhecimento

  • Gabryela Mazini Tresoldi
  • Manoela Ferrarini Duarte
  • Mylena Cristina Dornellas da Costa

Resumo

O envelhecimento é classificado em envelhecimento intrínseco ou cronológico que ocorre no decorrer da vida, não podendo ser evitado, já o envelhecimento extrínseco, precoce ou fotoenvelhecimento é adquirido através dos fatores ambientais. A pesquisa teve o objetivo a comparação de diferentes sexos em relação a preocupação com o fotoenvelhecimento. Foi realizado estudo transversal utilizando um questionário autoaplicável formulado pelas pesquisadoras. A amostra foi composta por funcionários e professores do Centro Universitário Filadélfia e Colégio Londrinense, totalizando 352 pessoas. Com a realização do estudo e análise dos dados notou-se que os participantes do sexo feminino possuem maior conhecimento e preocupação sobre os malefícios da radiação ultravioleta, utilizam mais vezes o filtro solar e reaplicam o mesmo com maior frequência. Evidenciou que quanto mais o participante se preocupa e possui conhecimento, mais vezes o filtro solar é reaplicado. A pesquisa demonstrou que muitos participantes afirmam possuir conhecimento e se preocupam com os malefícios da radiação ultravioleta, porém muitas vezes se protegem de maneira incorreta.

Biografia do Autor

Gabryela Mazini Tresoldi

Tecnóloga em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Filadélfia

Manoela Ferrarini Duarte

Tecnóloga em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Filadélfia

Mylena Cristina Dornellas da Costa

Farmacêutica, Mestre em Biotecnologia, Coordenadora e Docente do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina PR., Docente do Programa de Pós-Graduação Estética Corporal e Facial do Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina PR, Coordenadora e Docente do Programa de Pós-Graduação Cosmetologia Clínica do Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina PR.

Publicado
2019-04-02
Como Citar
TRESOLDI, Gabryela Mazini; DUARTE, Manoela Ferrarini; COSTA, Mylena Cristina Dornellas da. Ensaio comparativo: diferentes sexos relacionando a preocupação com o fotoenvelhecimento. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 164-170, abr. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1015>. Acesso em: 23 abr. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##