Projeto cidade digital

implantação da rede de fibra óptica no município de ibiporã

  • Fabio Luiz Gambarotto
  • Rangel Hideaki Yoshimura
  • Moisés Fernando Lima

Resumo

Atualmente, o crescimento econômico e social depende, em grande escala, da amplitude e efetividade dos processos de adaptação, mudança e inovação tecnológicas, bem como da capacidade de gerar e difundir informação e conhecimento, criar emprego e renda, fomentar a equidade social e cultural e promover o bemestar dos cidadãos. O projeto Cidades Digitais do Governo Federal foi criado para fornecer aos municípios uma rede baseada em fibra óptica para interligar órgãos públicos, fornecer aos cidadãos maior agilidade no acesso à informação, reduzindo custos e dependência de operadoras de telefonia e comunicação privadas, ampliar os sistemas de gestão e a gerência da infraestrutura. Esse trabalho descreve a implantação da rede de fibra óptica no município de Ibiporã, os equipamentos utilizados e como eles interagem formando um anel de comunicação entre os órgãos envolvidos.

Biografia do Autor

Fabio Luiz Gambarotto

 Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista em Engenharia de Software com UML pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e Especialista em Redes de Computadores e Segurança de Dados pelo Centro Universitário Filadélfia(UNIFIL). E-mail: faluga@gmail.com.

Rangel Hideaki Yoshimura

Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores pela Faculdade Pitágoras e Especialista em Redes de Computadores e Segurança de Dados pelo Centro Universitário Filadélfia(UNIFIL). E-mail: rangel.yoshimura@outlook.com.

Moisés Fernando Lima

Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador da Especialização em Redes de Computadores e Segurança de Dados do Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). E-mail: moisesflima@gmail.com.

Publicado
2018-07-17
Como Citar
Gambarotto, F., Yoshimura, R., & Lima, M. (2018). Projeto cidade digital. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 31(61), 21-32. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/101/138
Seção
Artigos