O eu-corpo em Freud e Schopenhauer

  • Renata dos Santos Dias
  • Eugênio Canesin Dal Molin

Resumo

No cotidiano, podemos perceber cada vez mais a influência que o corpo exerce na sociedade. Dessa forma, o presente estudo pretende analisar o tema sobre o eu e corpo em Freud e Schopenhauer, verificando se há possíveis relações conceituais entre esses autores que são importantes para os estudos da atualidade e se aproximam pelas suas teorias inaugurais sobre o sujeito. Seguindo a influência do romantismo alemão, o psicanalista e o filósofo disseminaram a corporeidade como uma expressão individual, a partir de uma vivência que ultrapassa a pura genética. Portanto, o corpo tem sido abordado para além do sentido fisiológico em pesquisas realizadas principalmente na área da filosofia e da psicanálise.

Biografia do Autor

Renata dos Santos Dias

Discente do curso de especialização em Psicoterapia Psicanalítica pela UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia (e-mail: renata_dias.95@hotmail.com)

Eugênio Canesin Dal Molin

Orientador: Prof. Dr. do curso de Psicologia da UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia (e-mail: eugenio.molin@unifil.br)

Publicado
2019-04-02
Como Citar
Dias, R., & Molin, E. (2019). O eu-corpo em Freud e Schopenhauer. Revista Terra & Cultura: Cadernos De Ensino E Pesquisa, 34(esp.), 72-79. Recuperado de http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1009/948