Os benefícios do microagulhamento associado a vitamina C no tratamento de sequelas de acne

  • Roany Pereira dos Santos
  • Tamirys Golçalves Beirigo
  • Mirela Fulgêncio Rabito-Melo

Resumo

A acne é considerada uma doença inflamatória do folículo piloso originada por distúrbios hormonais, glandulares e por proliferação de bactérias, levando a formação de comedões, pápulas, pústulas e nódulos, sendo que ao fim de sua inflamação podem surgir cicatrizes irregulares e alguns tratamentos são indicados. Com isso, o presente trabalho tem por finalidade apresentar por meio de revisão bibliográfica os benefícios do microagulhamento associado a vitamina C no tratamento de sequelas de acne. O microagulhamento é uma técnica que consiste na perfuração da epiderme por um rolo recoberto de microagulhas, com objetivo de aumentar a renovação celular e a produção de colágeno. A vitamina C é um ativo com grande ação antioxidante, anti-inflamatória, clareadora e participa na síntese de colágeno, sendo empregada em várias formulações tópicas e sendo associada ao microagulhamento, potencializa o tratamento por apresentar propriedades importantes para o processo de cicatrização.

Biografia do Autor

Roany Pereira dos Santos

Tecnóloga em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Filadélfia.

Tamirys Golçalves Beirigo

Tecnóloga em Estética e Cosmética pelo Centro Universitário Filadélfia.

Mirela Fulgêncio Rabito-Melo

Farmacêutica Especialista pelo Programa de Pós-Graduação em Cosmetologia Clínica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, Londrina PR. Doutora em Ciências Farmacêuticas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cosmetologia Clínica do Centro Universitário Filadélfia – UniFil, Londrina PR.

Publicado
2019-04-02
Como Citar
SANTOS, Roany Pereira dos; BEIRIGO, Tamirys Golçalves; RABITO-MELO, Mirela Fulgêncio. Os benefícios do microagulhamento associado a vitamina C no tratamento de sequelas de acne. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 34, n. esp., p. 63-71, abr. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1008>. Acesso em: 28 mar. 2024.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##