Dinâmica da composição florística de uma pastagem nativa sob adubação no bioma Pampa

  • Mariana Rockenbach de Ávila Universidade Federal do Pampa
  • José Acélio Silveira da Fontoura Júnior Universidade Federal do Pampa
  • Luciane Rumpel Segabinazzi Universidade Federal do Pampa
  • Hugo Fabricio Fernandes Balbuena Universiadade Federal do Pampa.
  • Natálie Scherer Universidade Federal do Pampa
  • Cay Ragnar Albuquerque Nilsen Universidade Federal do Pampa
  • Lucas Sales Vieira Universidade Federal do Pampa

Resumo

Componente do bioma Pampa, a vegetação campestre, conhecida também como pastagem nativa, tem uma estacionalidade na produção vegetal, por isso, deve-se buscar estratégias a fim de melhorar a produtividade e índices de desempenho animal. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes doses de NPK na dinâmica da composição florística bem como qualidade de uma pastagem nativa no município de Dom Pedrito, RS. A área experimental consistiu-se de quatro níveis de adubação, sendo estes: 0 (controle), 150, 300 e 450 kg ha-1 (05:20:30). Realizou-se na área experimental, levantamentos florísticos, assim como, de contribuição da biomassa morta, cobertura da vegetação, altura e análises bromatológicas. Verificou-se um aumento na altura conforme intensificou-se as doses de NPK. Na análise bromatológica observou-se um aumento crescente do percentual de Proteína Bruta nos tratamentos adubados. O percentual de Fibra em Detergente Neutro teve redução nos tratamentos com adubação, apresentando no tratamento 0 (71.74%) o maior teor e uma redução no tratamento 450 (48.45%). Dentre as avaliações florísticas não foi observado efeito da adubação e roçada, entretanto houve efeito de época, sendo que no outono foi observado maior número de espécies, bem como famílias.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: marianaravila@gmail.com

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Atualmente é professor associado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA, Campus Dom Pedrito, RS) onde ministra as disciplinas de Melhoramento Animal I, Forragicultura I e II e Bovinocultura de Corte I e II. Atua como colaborador em projetos da Universidade Pelotas (NUPEEC) e Embrapa Pecuária Sul (Bagé). Foi coordenador do curso de Zootecnia, na Universidade Federal do Pampa, nos anos de 2011 e 2012. Atualmente é Tutor do Grupo PET Agronegócio e líder do grupo Gespampa (Grupo de pesquisa, ensino e extensão em sistemas produtivos do Pampa). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo e Conservação de Pastagens, atuando principalmente nos seguintes temas: produção animal, bovinos de corte, pastagem nativa e modelagem de sistemas.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Zootecnia (2006), Mestrado (2008), Doutorado (2012) em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria, e Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Dois Vizinhos. Possui Formação Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - Grau equivalente a Licenciatura Plena em Zootecnia (UFSM - 2011). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando nos seguintes temas: nutrição e produção de ruminantes em confinamento ou em pastagens, comportamento ingestivo, produção e qualidade de carcaça e carne de bovinos. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Dom Pedrito-RS. Atua nas disciplinas de Bromatologia Animal, Nutrição Animal Básica, Nutrição e Alimentação de Ruminantes e Bovinocultura de Leite.

##submission.authorWithAffiliation##

FotoTécnico Agrícola formado em 2008 no Instituto Federal Farroupilha, campus Alegrete, onde atuou e concluiu o estágio final na área de bovinocultura de corte, com ênfase em produção animal. Em 2014 entrou para o curso de Zootecnia na Universiadade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde faz parte do grupo de estudo, pesquisa e extensão em sistemas produtivos do Pampa, (GESPampa). No ano de 2016 entrou para o diretório acadêmico do curso de Zootencnia, onde atuou como tesoureiro até 2017. Em 2018 concluiu o estágio obrigatório na empresa PRM Representação e Consultoria Ltda ( Produtividade, Rentabilidade Monitorada), empresa a qual presta consultoria no Rio Grande do Sul bem como Paraguai.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Cursou Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul Riograndense, com estágio na Embrapa Pecuária Sul sob orientação do Dr. José Pedro Trindade,com enfase em melhoramento de campo nativo e estrutura do solo. Atualmente, cursa Bacharelado em Zootecnia pela Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito - RS, integrando do Núcleo de Estudos em Sistemas Produtivos de Leite - NESPLeite sob orientação da Prof. Drª Luciane Rumpel Segabinazzi. Ainda, na mesma instituição, atua como voluntária do Programa de Educação Tutorial (PET Agronegócio) desde 2018, em atividades de ensino e extensão. É integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Sistemas Produtivos do Pampa (GESPampa) vinculado ao CNPq e sob orientação do Prof. Dr. José Acélio Fontoura Junior. E voluntária do Laboratório de Bromatologia Animal, onde participa e auxilia nas análises de alimentos dos projetos da instituição.

##submission.authorWithAffiliation##

Zootecnista pela Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, Campus de Dom Pedrito-RS.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal do Pampa.

Publicado
2020-07-06
Como Citar
ÁVILA, Mariana Rockenbach de et al. Dinâmica da composição florística de uma pastagem nativa sob adubação no bioma Pampa. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 36, n. 70, p. 132-144, jul. 2020. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1003>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Seção
Artigos