Enfrentamento familiar após o diagnostico da esquizofrenia

  • Andressa Gomes
  • Claúdia Denise Garcia

Resumo

Objetivo: O objetivo desse estudo é analisar as dificuldades das famílias após o diagnóstico da esquizofrenia, seu processo inicial bem como os mecanismos de enfrentamento utilizados pelas mesmas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica utilizando-se das bases de dados LILACS, SCIELO e BDENF, onde 10 artigos foram selecionados de acordo com os critérios de inclusão preestabelecidos. Resultados: Constatou que quando a esquizofrenia é diagnosticada, a família sofre um grande processo desde o entendimento da doença, estigmas e dificuldades posteriores e que é imprescindível adesão do tratamento para o controle dos sintomas e uma boa qualidade de vida ao portador da doença mental. Conclusão: Conclui-se que a assistência ao paciente esquizofrênico é de grande importância desde os primeiros sintomas da doença, pois se trata de uma doença crônica. A família nesse contexto tem grande importância, desde o processo inicial até ao estabelecimento do controle da doença. Sendo assim é necessário então um trabalho conjunto entre o profissional da área da saúde e a família tendo em vista o bem-estar do paciente e uma boa qualidade de vida.

Biografia do Autor

Andressa Gomes

Graduanda em Enfermagem. UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia. Londrina-PR. E-mail: dressa_gomes12@hotmail.com

Claúdia Denise Garcia

Docente de enfermagem. UNIFIL – Centro Universitário Filadélfia, especialista em saúde mental pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: Claudia.garcia@unifil.com

Publicado
2019-03-19
Como Citar
GOMES, Andressa; GARCIA, Claúdia Denise. Enfrentamento familiar após o diagnostico da esquizofrenia. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, [S.l.], v. 35, n. esp, p. 107-116, mar. 2019. ISSN 2596-2809. Disponível em: <http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/1000>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos