TY - JOUR AU - Silva, Cassiano Andrade AU - Silva, Conrado Andrade PY - 2018 TI - Responsabilidade social como gestão estratégica JF - Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa; v. 25 n. 48-49 (2009): jan./dez. KW - N2 - Este trabalho tem origem na preocupação em atender às necessidades das empresas em instituir um trabalho de gestão estratégica por meio da responsabilidade social. Primeiramente, se faz necessário compreender os aspectos da estratégia para, posteriormente, se valer da responsabilidade social para atingir os resultados esperados. Dentro do aspecto estratégico define-se a Missão da empresa que tem grande importância, pois traz uma série de valores intrínsecos e mostra o motivo da empresa existir, qual necessidade da sociedade ela procura satisfazer e a Visão da empresa, que revela os sonhos que os diretores têm com relação ao futuro, onde desejam chegar. A Responsabilidade Social diante da necessidade de transformar a realidade atual de desigualdade social, exclusão de indivíduos, falta de oportunidades, desemprego, descuido e descaso com o meio ambiente e os recursos naturais disponíveis e uma série de outras situações preocupantes visa transformar esta realidade por meio de ações e mudanças simples. Objetiva-se aplicar os conhecimentos sobre tais temas através da estratégia das empresas, tornando possível criar uma sinergia em benefício mútuo para a sociedade e as empresas, contando com o direcionamento dos responsáveis pela instituição dos valores adotados nas empresas, que passam a ser ferramentas em cada uma das áreas e setores, por meio de objetivos específicos, que geram resultados concretos para as empresas. Na busca pelo alcance das estratégias, utilizando-se da responsabilidade social transforma-se a realidade da sociedade, para gerar riquezas, para assegurar o desenvolvimento do indivíduo, da família, da empresa, da vizinhança, do mercado e da sociedade. UR - http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/366