%A Pinto, Roberta Ramos %A Braz, Ana Carolina de Athayde Raymundi %A Cardeal, Adriane de Lima %A Fernandes, Juliana Gomes %A Alencar, Tatiane Romanini Ferreira Rodrigues %A Roecker, Simone %A Pereira, Rafael Mendes %D 2022 %T Reflexões acerca da educação inclusiva a partir de percepções de alunos deficientes visuais de um curso técnico em massoterapia %K %X Este estudo propôs refletir acerca dos processos de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, explorando expectativas e formas de garantir uma educação inclusiva. A reflexão promulgada é um construto de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo à luz da Análise de Conteúdo. Os participantes da pesquisa foram 7 alunos de um Curso Técnico em Massoterapia, com deficiência visual. Cada aluno, após assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, respondeu a uma entrevista semiestruturada a respeito de suas percepções relacionadas a sua formação no curso, o conjunto de respostas transcritas forma o conjunto de dados analisados. A análise descritiva e reflexiva do texto está organizada em agrupamentos: “Enxergando a oportunidade e a inclusão”, “Percebendo, tateando e desvelando a massagem no processo ensino-aprendizagem” e “Experienciando a massoterapia in loco ”, que trazem depoimentos de como os alunos sentiram-se incluídos e viram a oportunidade de inserção no mercado de trabalho como massoterapeutas. Além disso, por meio de atividades teóricas e práticas adaptadas ao tato, juntamente com os alunos videntes, os alunos puderam experienciar os resultados das diferentes técnicas de massagens ocidentais e orientais aprendidas, atendendo a pacientes. Dessa forma, foi evidenciado que as adaptações realizadas no Curso Técnico em Massoterapia foram reconhecidas por esses estudantes, sendo elas simples ou mais complexas, pois é perceptível que, para além das adaptações, esses estudantes se sentiram acolhidos e incluídos. %U http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2743 %J Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa %0 Journal Article %P 43-60%V 38 %N 75 %@ 2596-2809 %8 2022-11-24