TY - JOUR AU - Silva, Carolina Santa Rosa da AU - Lessa, Patrícia Vaz de PY - 2022 TI - Como ficam os sentimentos dos alunos frente às queixas escolares? JF - Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa; v. 38 n. 75 (2022): jul./dez. KW - N2 - A escola, depois do contexto familiar é o ambiente em que a criança passa a maior parte do tempo, onde relações sociais são estabelecidas e o processo de escolarização é constituído, processo esse que, marca uma etapa fundamental para o desenvolvimento psíquico da criança. Frente a escolarização, dificuldades de aprendizagem podem surgir, e, posteriormente serem demonstradas pela criança através de suas reações emocionais e/ou comportamentais. Sendo assim, a pesquisa tem como finalidade compreender quais são os sentimentos que assolam a condição de não aprender, além de identificar de que forma as crianças com dificuldades escolares lidam com suas emoções e sentimentos referentes às queixas, e a importância da Psicologia escolar. O trabalho traz algumas considerações iniciais e fundamentação teórica acerca do tema, como também reflexões diante do trabalho desenvolvido no ano de 2021 em uma Escola Municipal do Município de Londrina/PR e em uma Escola Estadual também localizada em Londrina/PR . Neste sentido, entendemos que o processo de construção do saber e do sentir se compreende na interligação de diversas vertentes, como: a escola, a família, a sociedade, a economia, a cultura, entre outros. UR - http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2738