TY - JOUR AU - Araujo, Anna Karolyne Resende Vilar AU - Silva, Bruna Gabriela Alves Moreira da AU - Souto, Mikaela Ferreira AU - Lima, Uiara Diane Costa de PY - 2021 TI - Orientação profissional aplicada a realidade de uma escola periférica no interior do norte do Brasil JF - Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa; v. 37 n. 72 (2021): jan./jun. KW - N2 - O artigo refere-se a uma pesquisa de relato de experiência em orientação profissional que propôs uma reflexão dos jovens alunos sobre suas perspectivas de vida, e a construção do seu futuro voltado a escolha profissional dentro da sociedade. O público alvo correspondeu aproximadamente a 100 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública de tempo integral na periferia da cidade de Cacoal, no interior do estado de Rondônia. Adentra-se a uma discussão teórica sobre os projetos de vida e fatores de influência presentes nos indivíduos que os direciona a uma tomada consciente sobre o processo vocacional. As intervenções elaboradas foram divididas em temas apresentados através de palestras e dinâmicas para que os alunos pudessem compreender a didática da orientação profissional/vocacional, objetivando a autenticidade individual na esfera profissional. No decorrer do projeto foram encontrados dados que apontam uma escassez de conhecimento sobre os interesses em ingressar no ambiente acadêmico, falta de empenho dos mesmos durante a execução do projeto e de conhecimento sobre as profissões existentes e as pretendidas, além de que, muitos desejam uma rápida inserção no mercado de trabalho, onde os determinantes econômicos surgem como decisivos para a atuação profissional. Ao fim, averiguamos a grande influência que os adolescentes recebem do meio em que estão inseridos, em suas realidades precárias oriundas de desigualdades e problemas sociais. UR - http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/2074